terça-feira, 13 de julho de 2010

Conheça os convidados do 5a.cústica de julho

Itamar Collaço

Instrumentista e compositor, Itamar Collaço toca com habilidade e técnica o baixo acústico e o baixo elétrico.

Nascido em 1958, em São Paulo, aos 14 anos iniciou sua formação musical como autodidata. Aos 15 anos já tinha o seu primeiro emprego tocando em uma orquestra de baile, e aí começa sua carreira de músico, vindo a tocar em estúdio, televisão, teatro, bares e shows.

Tem participado como professor de cursos e oficinas culturais da U.L.M. Convidado do primeiro e segundo Encontro Nacional de Contrabaixo organizado pelo Instituto de Artes - UNESP, em 1990 e 1992 respectivamente.

De 1995 a 1999 preparou os alunos para se apresentarem na Big Band nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão. Em 1998 proferiu cursos no Festival de Jazz de Tatuí e em 2000 no Festival de Inverno de São Caetano. Desde 1993 leciona baixo elétrico na Universidade Livre de Música - ULM.

CDs: Gravou dois discos solo: o primeiro em 1998, "De Outra Forma", com 16 músicas, e o segundo em 2000, "Já Nas Bancas", com 12 músicas. Participou de outros discos: CD Projeto Arranjadores, Festival da MPB da Record, Cada da Lua Cheia de Cláudio Nucci, Eugênia Mello e Castro, Vera Figueiredo From Brasil, Amor e Sonhos da Febraban, CD Happy Hour de Roberto Sion, Trio Márcia Lopes, Gloria Yousha e Wanderley Simões, Grupo Dica, entre outros.

Shows: Tem se apresentado ao lado de artistas de renome, e entre eles estão: Eugênia Melo e Castro, Cláudio Nucci, Tetê Espíndolla, Ruben Distácio, Jane Duboc, Eliane Elias, Randy Brecker, Claudia, Amelita Baltar, Cláudio Roditi, Cauby Peixoto, Laércio de Freitas e Big Band, Hector Costita, Banda Savana, Roberto Sion, J.J. Jackson, Vera Figueiredo, Billy Cobham, Gloria Yousha, Arlan Harris, Conrad Herring, Phil Wilson, Mike Stern, Chuck Marohnic. Na orquestra Arte Viva regida pelo maestro Amilson Godoy acompanhou Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Maria Betânia e Maria João. Em especiais de TV, tocou ao lado de Dione Warwick, Emílio Santiago, Sandra de Sá, Manolo Otero, Dave Gordon, Tania Alves.


Joseval Paes

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade pelas mãos de seu pai, José Paes (Pernambuco), tendo o violão como seu primeiro instrumento.
Junto a seu pai, habituou-se a partir de 1981 a frequentar o “ponto dos músicos”, tradicional encontro de artistas na praça da Sé, assim como o famoso ponto da Ipiranga com a avenida São João.
Joseval acostumou-se então, a ouvir milhares de histórias musicais dos assíduos freqüentadores do “ponto”, e suas experiências nas noites paulistanas.
Ainda no ano de 1981, começava a “dar canjas” na vida noturna e tocar instrumentos de percussão em bandinhas (grupos especializados em shows circenses e eventos comerciais).
Em 1982, surge uma grande paixão musical que iria marcar sua vida: o jazz norte- americano.
Inicia-se na busca pelos grandes mestres dos estilos, passando a ouvir milhares de discos na tentativa de reproduzir aqueles sons.
Em 1993, Joseval encontra a parceria musical que seria a mais intensa e constante em sua vida, e que estende aos dias atuais: o saxofonista argentino Héctor Costita.
Além da grande paixão pelo jazz, com Héctor, Joseval participa de uma infinidade de eventos musicais dos mais diversificados possíveis entre Brasil e exterior, somando um total de aproximadamente 2000 apresentações.
Turnês em países como Suíça, ao lado do saxofonista Rodrigo Botermaio, além de Canadá, Portugal, França, Itália, Inglaterra, Gana e Canadá.


Lelo Izar

Começou a tocar profissionalmente, aos 14 anos de idade, em bandas que se apresentavam pelo interior do estado de São Paulo. Aos 17 anos, concorreu a uma bolsa de estudo pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e obteve o 1º lugar. Cursou em São Paulo a CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), aonde, depois, passou a lecionar.

Sua carreira profissional registra participações em grupos das mais diversas formações – LF Combo, do pianista e Maestro Laércio de Freitas, Hector Costita Banda, Banda do Maestro Nelson Ayres, Banda Savana do Maestro Branco, e bandas de apoio de artistas como Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Johnny Alf, Martinho da Vila, Beth Carvalho, entre outros. Em 1985,fez temporada de 6 meses no Japão, com seu trio de música brasileira.Lidera o grupo Lelo Izar Quinteto, com apresentações regulares nas melhores casas de jazz de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário